15 Técnicas de escuta ativa para uma comunicação eficaz

ativo exemplo técnicas de escuta

A escuta ativa é uma habilidade crítica que leva tanto tempo e prática para obter. É componente necessário de debates produtivos e discussões. A escuta ativa, que está ouvindo com um propósito, inclui escuta empática e crítica. No entanto, a escuta eficaz é mais do que apenas habilida- des também é uma questão de atitude. Este artigo irá ajudá-lo a entender e praticar 15 técnicas de escuta ativa, que são projetados especificamente para aqueles que querem melhorar a sua comunicação para o bem.

15 técnicas de escuta ativos - Encurtar seu caminho para ser um bom ouvinte

I. blocos para a escuta eficaz 

A escuta ativa é tudo sobre a construção de relacionamento, compreensão e confiança. A escuta ativa pode ser desenvolvida com a prática. Uma variedade de barreiras internas e externas estão impedindo muitos de nós de ser ouvintes eficazes. Para interagir, as pessoas geralmente "esperar para falar" em vez de ouvir atentamente. Ativamente ouvir é uma forma estruturada de ouvir e responder a outros. Ouça conscientemente e desenvolver a sua comunicação, evitar mal-entendidos e desfrutar de melhores relações. A fim de ser um bom ouvinte, você inicialmente precisa saber blocos para escuta eficiente que a maioria das pessoas encontrar. Continue lendo para descobrir se você está encontrando estes problemas:

Vídeo: Formação Escuta Ativa

  • A julgar. Nós todos tendem a julgar os outros e distorcer as mensagens deles. Nós também passar mais tempo na aplicação de etiquetas para as pessoas do que ouvir as suas mensagens.
  • Pense sobre o que alguém está prestes a dizer. Isso pode fazer com que o mal-entendido ou raiva e conflito porque nós tendem a interromper a outra pessoa enquanto ele ou ela está falando. Ela também leva a mentalmente "transformar" antes de o orador está concluído a sua fala.
  • Torcendo uma mensagem para fazer alguém dizer o que você quer ouvir. Se você está neste caso, você está tentando fazer os outros para ser quem você quer que eles sejam, em vez de aprová-los pelo que são.
  • Suas emoções. Este é também um bloco de escuta eficaz que pelo menos uma vez nos encontramos em nossas vidas. Nesse ambos os casos, você pode interpretar mal o que a outra pessoa está dizendo.

técnicas de escuta activa para professores

Para se livrar do estresse, a fim de ouvir de forma eficaz e activamente, as pessoas podem se referir alguns dicas úteis sobre o stress gestão no e-book estresse primal, e dicas para conquistar a depressão com a Bíblia secreto.

II. Ouvir Diferenças entre homens e mulheres

Alguma vez você já teve conversas com as pessoas do sexo oposto e pensou que eles não ouvir bem o que você tinha dito? Todos nós nos encontramos nessa situação. Apesar de, há uma série de semelhanças entre homens e mulheres quando se comunicam, nesta parte, listamos algumas das diferenças comumente observados relevantes para ouvir. Na verdade, homens e mulheres têm estilos de comunicação muito distintos que afetam o modo como eles escutam e como eles usam suas habilidades de comunicação. Para entender mais sobre escuta eficaz, você também deve consultar estas dicas a seguir:

  • Em termos de finalidade de ouvir, as mulheres geralmente tendem a ouvir, a fim de compreender os sentimentos e emoções da outra pessoa, bem como buscar os interesses comuns, enquanto os homens ouvir a tomar ações e lidar com os problemas.
  • As mulheres, em geral, gostaria de ouvir a informação complexa que precisa ser avaliada com cuidado. Em contraste, os homens gostam de curto, conciso, e não-livre de erros de comunicação.
  • Em termos de consciência, senhoras são fortemente perceptiva à forma como os outros a entender suas mensagens. Os homens muitas vezes falham em reconhecer que a outra pessoa não compreender as mensagens.técnicas de escuta ativa folheto
  • Sobre os comportamentos não-verbais quando se ouve. Feminino tendem a ser mais atenta do que do sexo masculino. Além disso, as mulheres geralmente têm sustentado contato visual com a outra pessoa, enquanto os homens usam olhares para controlar reações e indicar gosto.
  • Em termos de comportamentos interruptive, as mulheres geralmente interrompem menos de homens- e interrupções sinalizar apoio e acordo, enquanto os homens usam interrupções para alternar assuntos.

Além dessas técnicas úteis, você vai descobrir as chaves para o sucesso da comunicação, os segredos & alegrias de escutar e ser escutado através da leitura o Você está realmente escutando? livro

III. 15 Técnicas Active Listening

1. Use verbal e não-verbal de comunicação eficiente 

Podemos reconhecer que, se estamos participando de escuta, nós dificilmente também estar falando. No entanto, na verdade, nós geralmente tornam-se, simultaneamente, um receptor e um transmissor. Portanto, é essencial para tornar a comunicação verbal mesmo quando estamos profundamente envolvidos na escuta. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a aproveitar a sua comunicação verbal para ouvir bem:

  • Convidar comentários adicionais. Desta forma, você pode incentivar os alto-falantes para adicionar mais detalhes ou partilhar as suas ideias e informações. Por exemplo, você pode dizer "ir", ou "o que mais?", Ou "faz qualquer outra coisa acontece?"
  • Pergunte. Faça isso para solicitar mais em profundidade e informações significativas ou esclarecimento. Por exemplo, o que você acha que aconteceria se você ...? "
  • Esclarecer envolve fazer perguntas dos oradores para se certificar de que as mensagens corretas foram começado. Esclarecimento muitas vezes envolve questões abertas que permitem que os alto-falantes para expandir em alguns pontos, conforme necessário.
  • Varie suas respostas verbais e respostas claras de abastecimento para estimular o orador a falar e ajudá-lo a obter mais informações.
  • Prestar declarações afirmativas e afirmando.
  • Ilustram a capacidade de resposta corporal.
  • Manter a postura relaxada e confortável, mas alerta.
  • Use, expressões faciais positivas, movimentos da cabeça responsivos. Enquanto o orador está falando, inclinar para a frente e manter contato visual direto.

Para melhorar suas habilidades de comunicação, você pode consultar o guia de dicas comunicando profissionais.

técnicas de escuta activa para estudantes

2. reafirmando

Esta é uma das técnicas de escuta ativa críticos que você precisa saber se você quiser se tornar um melhor ouvinte. A fim de deixar a outra pessoa saber que você está ouvindo, é melhor repetir suas palavras ou o que você entendeu quando a ouvi-los. Não papagaio, mas parafraseando em suas próprias palavras.

3. Resumindo

Reunir ambos os pedaços e os fatos dos problemas para verificação da sua compreensão. Por exemplo, você pode dizer "É isso?"

4. Refletindo

Além de repetir palavras da outra pessoa, você pode refletir suas palavras em termos de seus sentimentos, como "soa realmente importante para você ..."escuta da mulher

5. O envio de comentários

Uma das técnicas fundamentais de escuta ativa é dar feedback, você vai deixar os alto-falantes saber o que seus pensamentos iniciais são. Basta compartilhar informação adequada, insights e experiências.

6. Validação

Tente reconhecer os problemas, sentimentos e problemas dos outros. Você deve ouvir com uma mente aberta e empatia, e responder de maneira interessadas.

7. Pausa eficaz

Isso é útil para ambos os ouvintes e falantes. No momento de pausa, você vai entender os pontos-chave que são enfatizadas e importantes.



Você pode verificar o guia de dicas finais para controlar a mente e últimos segredos do poder da mente para melhorar a sua concentração e foco, e aproveitar o poder da sua mente.

Vídeo: 5 COMUNICAÇAO EFECTIVA

8. Silêncio

Este parece ser semelhante ao da ponta acima. No entanto, ele tem uma diferença pouco pequeno. Permitir silêncio confortável para abrandar a conversa ou troca. Faça isso e você está dando a outra pessoa a pensar, bem como falar. O melhor de tudo, isso vai ser útil na difusão e interação improdutiva.

Além dessas técnicas úteis, você vai descobrir as chaves para o sucesso da comunicação, os segredos & alegrias de escutar e ser escutado através da leitura o Você está realmente escutando? livro

9. Ouça agora, Relatório Mais tarde 

A maioria das pessoas costuma dar feedback logo após obter a informação. No entanto, você deve relatar o que você ouviu a alguém mais tarde. O ato de falar em voz alta o que você processado dentro de sua cabeça depois de ouvir o ajudará a lembrar-se totalmente a informação. 

técnicas de escuta ativa para uma comunicação eficaz

10. Aprenda a querer Ouça

Temos que estar dispostos a se concentrar no que a outra pessoa quando ele ou ela está falando. Aprender a melhorar a um interesse em qualquer outra pessoa e / ou objecto. Prática com foco em palavras e sentimentos do orador. Prática erradicar distrações, não permitindo que eles afetam seu processo de audição.

Vídeo: Julian Treasure - 5 maneiras de ouvir melhor

11. Estar Presente

Sonhar Acordado, às vezes, é realmente útil e de grande porque permite-nos tirar férias mentais por um tempo. Mas, na maioria dos casos, o devaneio é uma das principais barreiras à escuta eficaz. Apenas "estar presente" durante as conversas. Concentre-se nos alto-falantes e as mensagens.

12. Seja respeitoso

 Deixe os alto-falantes sabe que você tome as suas ideias e pontos de vista sério. Esteja disposto a se comunicar com eles no mesmo nível de sua atitude e compreensão, ajustando o tom de sua voz, e as escolhas de palavras para mostrar que você está tentando imaginar estar na mesma posição que eles e empatia.

Em outras palavras, para ser um ouvinte eficaz, você deve envolver todo o seu corpo. Isso significa que você precisa para mobilizar seus ouvidos seus olhos, seu intelecto e também suas partes do corpo. Parece ser difícil, mas uma vez que você pode fazer isso, você pode ver grandes resultados. ativo exemplo técnicas de escutaUm bom ouvinte dá sinais não-verbais, bem como verbais que ele ou ela está escutando. Você precisa sentar-se com um posture- atenta incentivar atitude- aceno em acknowledgement- e fazer contato visual consistente.

13. Controle o emocional "botões quentes"

Palavras, situações, problemas e personalidades podem ser gatilhos emocionais para nós. Quando essas questões acionar nossos "botões quentes", que tendem a distorcer, positiva ou negativamente, a mensagem que estamos ouvindo. Podemos ajustar para fora ou pré-julgar a mensagem e / ou alto-falante.

14. Controle Distractions

Você precisa controlar suas respostas para as distrações, ou eles vão assumir o controle de você. Distrações ter impacto na sua capacidade de ouvir com cuidado e de forma eficaz devido à sua novidade, variedade e intensidade. Por exemplo, telefone, desconhecido acento / vocabulário, o ruído de fundo, mesmo iluminação, dores de cabeça, a fome, a fadiga pode ser os gatilhos de escuta ineficaz. Assim, é necessário que você tome o controle das distrações para ouvir bem e de forma eficaz.

15. Mantenha Descontraído 

Vídeo: Como desenvolver ESCUTA ATIVA

Mantenha-se calmo e sentir relaxar quando você quer prestar atenção e se concentrar em algo que é importante para você. A menos que você esteja confortável quando se ouve, a eficiência do seu recebimento informação não será elevado. Assim, relaxar e ouvir com a mente aberta.

Quer saber mais dicas de relaxamento? Você pode verificar esses livros out: dicas simples para música de relaxamento. Ou, você pode descobrir alguns dicas para a meditação eficaz e estratégias para mediar adequadamente para obter mais métodos para se sentir relaxado quando se ouve.

Assim, estas são algumas técnicas de escuta ativa finais que utilizados com sucesso por muitas pessoas em todo o mundo. Esperamos que você tenha aprendido algo novo! Bem, aprendendo técnicas de escuta ativa pode exigir muito esforço e paciência, e mantê-lo simples e inocente é a chave para torná-lo bem sucedido.
Se você se preocupa com o artigo, estamos abertos para acolher qualquer discussão sobre o assunto. Deixe seus comentários no final deste post para que possamos saber o que você pensa. Agradecemos a sua contribuição e irá responder todos o mais rapidamente possível.

Além dessas técnicas úteis, você vai descobrir as chaves para o sucesso da comunicação, os segredos & alegrias de escutar e ser escutado através da leitura o Você está realmente escutando? livro

Artigos relacionados