32 Remédios caseiros naturais para a dor ciática

Que sofre de dor ciática pode ser uma experiência desagradável com debilitantes e dor severa. A dor geralmente estende-se desde a sua parte inferior das costas, para baixo a parte traseira da coxa e perna. Pacientes com dor ciática pode ter dificuldades sentado ou em pé. A dormência e fraqueza devido a dor ciática pode afetar as pernas e até mesmo os dedos dos pés. Pacientes com dor ciática, procurei o melhor para encontrar a solução eficaz sobre como se livrar da dor ciática. Eu sei que há uma abundância de tratamentos convencionais para a dor ciática. Infelizmente, eles só ajudam a aliviar a dor temporariamente. Além disso, as injecções de esteróides pode levar a alguns efeitos colaterais indesejados. Portanto, é hora de me apresentar-lhe alguns remédios caseiros úteis para a dor ciática que podem ajudar você a aliviar a compressão e irritação do nervo ciático.

Natural Home remédios para a dor ciática - Soluções eficazes para sempre

Que sofre de dor ciática, você pode sentir uma dor que vai ao longo do trajeto do nervo ciático que as sucursais da sua parte inferior das costas, quadris e nádegas para cada perna. No entanto, a dor ciática pode influenciar em um lado de seu corpo. Ciática vai acontecer quando uma espinha hérnia comprime parte de seu nervo. Como resultado, ele irá causar dor, inflamação e dormência nas pernas afetados e até mesmo em seus dedos do pé. Fatores, incluindo a idade, a obesidade, ocupação, sentada prolongada, diabetes pode aumentar o risco de desenvolver a dor ciática. Embora a dor causada pelo nervo ciático pode ser grave, a maioria dos doentes pode tratar seu problema em poucas semanas com tratamentos não-operatório. No entanto, os pacientes com dor ciática severa que experimentam fraqueza nas pernas significativa ou bexiga ou intestinos mudanças pode ser recomendada a cirurgia tomada. Neste artigo, gostaria de apresentar-lhe alguns remédios eficazes casa para a ciática que ajudá-lo a encontrar o alívio significativo da dor e desconforto. Se você interessar, leia este artigo em nosso site para saber mais.

1. quente ou frio Compress

remédios caseiros para dor ciática

Diz-se que o uso de compressa quente ou fria é a primeira dica sobre como tratar a dor ciática e inflamação. Os músculos tensos pode comprimir o ciático nerve- como resultado, pode causar dor ciática. temperatura de calor pode ajudá-lo a encontrar o alívio significativo porque vai relaxar os músculos tensos. tratamento pelo frio também é eficaz para aliviar o inchaço ao redor do nervo e entorpecimento da dor. Você pode alternar calor e tratamento pelo frio. Especificamente, começar a compressa quente e, em seguida, aplicar a compressa fria. Se você quiser usar o tratamento térmico, será uma ótima idéia para usar o calor húmido como tomar uma toalha no vapor. Você deve aplicar uma compressa fria ou quente em suas áreas afetadas e segurá-la por 15 a 20 minutos. Repetir este tratamento a cada poucas horas até ver os dor diminui significativamente. No entanto, se você sofre de problemas circulatórios, você deve evitar usar uma compressa fria.

Consulte Mais informação: Top Melhores Natural Home remédios para dor nas costas

Vídeo: Remédio caseiro para dor na coluna | Como acabar com dor na coluna e lombar

2. cúrcuma

Cúrcuma contém Properties- anti-inflamatória, portanto, deve ser considerado como um dos remédios eficazes casa para dor ciática. Além disso, ele contém curcumina, um composto que ajuda a reduzir a inflamação e a dor do nervo. A fim de tratar a dor ciática com açafrão, você deve adicionar uma colher de chá de açafrão em um copo de leite. Se você quiser, você pode colocar um pequeno pau de canela para ele. Depois disso, a solução ferver. Quando terminar, desligar o fogo e adicione um pouco de mel para torná-lo doce. É recomendado beber esta solução uma vez ou duas vezes por dia, durante algumas semanas, a fim de ver a melhoria significativa.

Alternativamente, se você não quer consumir leite açafrão, você pode tomar suplementos de açafrão em vez disso. No entanto, certifique-se de que você não tomar demasiados suplementos, porque pode resultar em alguns efeitos colaterais indesejados. Embora a quantidade de açafrão tomada depende indivíduo, geralmente pacientes de dor ciática deve tomar 250 a 500 mg por dia açafrão dividido em três vezes por dia. Antes de escolher suplemento de açafrão como um dos remédios eficazes casa para dor ciática, você deve consultar o médico antes de tomar. Se você está tomando diabetes e sangue thinners, tratamento de açafrão não é adequado para você. Além disso, os pacientes com cálculos biliares também deve evitá-lo.

Saber mais: Mel para Cuidados com a pele - 34 benefícios e usos do mesmo para a pele

3. Massagem

remédios caseiros para dor ciática

Vídeo: Dicas para Acaba com a Dor no Nervo Ciático

Pedindo para casa remédios para a dor ciática, você não deve ignorar tratamento de massagens. Massagem terapêutica será eficaz no alívio da dor causada por um espasmo muscular. Além disso, ele vai ajudar o seu corpo a relaxar, aliviar a tensão, aumentar a circulação sanguínea e estimular a amplitude de movimento.

Você deve massagear seus afetadas inferior das costas e pernas com óleo de hipericão duas ou três vezes por dia até chegar ao resultado significativo. hipericão contém Properties- anti-inflamatória, portanto, ele pode ajudá-lo a aliviar a inflamação e dor ciática.

Além disso, outra solução sobre como tratar a dor ciática com massagem terapêutica é a mistura de 3 colheres de sopa de pó de noz-moscada em 1 xícara de óleo de gergelim. Adicione-se a mistura aquecer um pouco com a ajuda de um micro-ondas. Depois disso, deixe esfriar e massagem parte inferior das costas, nádegas, quadris e a perna afetada com esta mistura quando ele ainda está quente. Você deve repetir este processo várias vezes ao dia por algumas semanas.

Você pode fazer massagem terapêutica ponto gatilho uma vez por dia. Diz-se que a dor em suas nádegas, costas e laterais das coxas pode ser relacionado para acionar pontos nos músculos medius minimus e glúteos.

Recomenda-se repetir a terapia massageando até que você pode ver a dor ciática melhorar completamente.

Confira: Top 15 Natural Home remédios para Restless Leg Syndrome Treatment

4. Exercício

remédios caseiros para dor ciática

Embora os pacientes com dor ciática precisam de descanso, ainda é importante para eles manter as atividades diárias normais. Uma das soluções eficazes sobre como curar a dor ciática é que você deve fazer programa de exercícios que é projetado para fortalecer os músculos das costas e músculos abdominais. Recomendamos praticar exercício sempre que uma dor ciática flare-up acontece. Além disso, o fortalecimento dos músculos do núcleo vai ajudar a acelerar o processo de cicatrização. Neste artigo, eu gostaria de instruí-lo a fazê-Joelho de Peito estiramento que ajuda a aliviar a irritação da dor ciática, bem como melhorar a flexibilidade da parte inferior das costas.

Em primeiro lugar, se deita de costas, em linha reta seus pés e separar seus quadris distante.

Relaxe a sua parte superior do corpo e flexione os joelhos direitos para cima. Tente inalar profundamente.

Entrelace as mãos atrás da coxa e, em seguida, puxe-a na direção do peito, tanto quanto você puder.

Realizar outra perna no chão.

Mantenha essa posição por cerca de 20 segundos. Quando você está fazendo isso, por favor, inspire e expire profundamente. Depois disso, você pode diminuir sua perna.

Você deve repetir o movimento de 3 a 5 vezes antes de mudar pernas e repeti-la novamente.

Faça este exercício para cada perna 3 a 5 vezes.

Outros exercícios, como joelhos balanço, rolamento da coluna vertebral, backblock, torções andar, fundos extensões e alongamentos-mobilizando ciático, bem como yoga coloca como o pose do pombo e gato-vaca representam também são eficazes no tratamento da região lombar e dor ciática. Além disso, exercícios de descompressão da coluna vertebral também são recomendados.

Você deve consultar o médico ou o médico e pedir-lhes para o programa de exercícios adequado.

Leia também: 41 Melhores Natural Home remédios para dor no joelho e inchaço

5. Valerian

remédios caseiros para dor ciática

Usando valeriana como um dos remédios eficazes casa para dor ciática irá ajudá-lo a aliviar a dor e relaxar os músculos. Valeriana é eficaz no tratamento de dor ciática associada a um espasmo muscular. A possível razão pode ser que esta erva contém óleo volátil que é eficaz para relaxar os músculos e aliviar a tensão. Além disso, os pacientes com a privação do sono também usar a valeriana como seu excelente solução.

A fim de tratar a dor ciática, você pode preparar o chá de valeriana, adicionando 1 colher de sopa de raiz de valeriana seca em uma xícara de água fervente. Cobri-lo e deixá-lo íngreme por cerca de 10 minutos. É recomendado beber várias xícaras de chá de valeriana uma semana por algumas semanas, a fim de obter o resultado significativo.

Além disso, você pode tomar valeriana complementar em vez se você não tem tempo a preparar o chá de valeriana. Embora seja as maneiras fáceis e convenientes sobre a forma de tratar a dor ciática, você deve consultar o médico antes de usar. Tomar muito suplementos de valeriana pode resultar em alguns efeitos colaterais indesejados para a sua saúde.

6. A capsaicina creme

A capsaicina, que é o ingrediente activo em pimentas caiena pode funcionar como o alívio eficaz da dor. A capsaicina desempenha o importante papel no enfraquecimento os níveis de um neurotransmissor conhecido como substância P, que transmite os sinais de dor.

Portanto, os pacientes que são diagnosticadas com ciática pode comprar uma pomada ou creme contendo 0,025% a 0,075% de capsaicina.

No entanto, é importante ter em mente que a capsaicina pode causar sensação de queimação. Você não deve aplicar o creme de capsaicina em áreas da pele quebrados ou ferimentos.

Você deve fazer este tratamento várias vezes por semana até obter um resultado satisfatório.

7. Sementes de feno-grego

A cataplasma feita a partir de sementes de feno-grego pode ajudá-lo a aliviar a dor ciática. A possível razão pode ser que o feno-grego procura contêm propriedades anti-inflamatórias. Além disso, as sementes de feno-grego também são considerados como um tratamento eficaz para a dor da gota e artrite reumatóide.

Em primeiro lugar, você deve tomar um punhado de sementes de feno-grego e, em seguida, moê-lo com a ajuda de processador de alimentos. Depois disso, adicione um pouco de leite e ferva esta mistura até que se torne uma pasta mole. Você deve aplicar esta mistura em suas áreas afetadas como um cataplasma. Você deve deixar esta mistura sobre por algumas horas antes de tomar se fora e enxaguar com água morna. Você deve repetir este tratamento diário até que você possa sentir o alívio significativo.

Continue lendo: 15 Melhores Home remédios para a fascite plantar dor

8. casca de salgueiro branco



remédios caseiros para dor ciática

Casca de salgueiro branco pode ser usado para a dor ciática e este remédio tem resultado duradouro. Isso ocorre porque salgueiro branco casca contém salicina e fenólicos glicosídeos, que pode lhe dar benefícios analgésicos e anti-inflamatórios. Pacientes com dor ciática deve dar uma casca de salgueiro branco contendo 120 ou 240 mg de salicina todos os dias durante algumas semanas. No entanto, você deve consultar um médico antes de usar a casca do salgueiro branco como um dos remédios caseiros para dor ciática. Pergunte ao seu médico sobre os possíveis efeitos colaterais.

9. manipulação da coluna vertebral

A quiropraxia é cada vez mais considerado como um tratamento natural para costas e pescoço dor. manipulação da coluna vertebral Quiropraxia com diferentes técnicas tais como rápidas estocadas, curtas é eficaz em aliviar a irritação do nervo, inflamação e outros sintomas relacionados com a dor ciática. De acordo com um estudo publicado em 2015 no Journal of Therapeutics manipulativo e Physiological, 60 por cento dos participantes do estudo que sofrem de dor ciática recuperar bem ao mesmo grau que os pacientes com ciática levar uma intervenção cirúrgica. Porque as técnicas e métodos utilizados na manipulação da coluna vertebral Quiropraxia pode variar de indivíduo para indivíduo e dependem da causa exata da dor ciática, você deve consultar o médico primeiro e pedir-lhe para o tratamento adequado.

10. Acupuntura

A acupuntura é um dos remédios eficazes casa para dor ciática que podem ajudar a aliviar a dor, curar o seu corpo e relaxar os músculos tensos. Quando estimular determinados pontos de acupuntura, também estimulam o sistema nervoso central. Por isso, a liberação de produtos químicos. Como resultado, a percepção da dor irá alterar e uma sensação de alívio é produzido. Na acupuntura aquecido, várias agulhas aquecidas são usadas para melhorar a dor ciática. Um estudo publicado em 2009 no Jornal de Medicina Tradicional Chinesa mostrou a eficácia da acupuntura aquecido no tratamento da dor ciática. Ele mostrou que 17 pacientes em 30 participantes recuperar completamente de ciática depois de tomar a terapia com acupuntura. Mas se você quer fazer terapia com acupuntura, você deve sempre procurar um acupunturista experiente e qualificado

11. Terapia bola de tênis

remédios caseiros para dor ciática

terapia bola de tênis envolve diferentes técnicas de acupuntura, massagem e reflexologia, que pode ajudá-lo a aliviar a tensão muscular e dores musculares. Como um dos remédios caseiros para a dor ciática, bola de tênis é eficaz no tratamento do músculo piriforme localizado perto do nervo ciático. Este músculo pode fazer a imprensa nervo ciático contra os tendões, o que provoca nádega e perna dor. A terapia bola de tênis irá tratar certos pontos do piriforme músculo-como resultado, ele ajuda a aliviar a tensão muscular e rigidez. Além disso, a bola de tênis vai melhorar a circulação de sangue para esta área e aumentar a mobilidade.

Para executar bola de tênis, você deve deitar de costas no chão plana. Faça seus punhos. Manter os punhos debaixo da parte inferior das costas. Certifique-se de que as juntas de imprensa contra os músculos da região lombar. Não se moverem durante cerca de um minuto. Agora, rolar em seu lado afetado. Depois disso, coloque o seu punho debaixo do lado de suas nádegas. Mantenha essa posição ao fechar os olhos e respirar profundamente. Quando você sentir o alívio no ponto, você pode mover seu punho para outro ponto onde você tem dor. Em seguida, você deve usar os dedos e mãos para colocar pressão sobre pontos localizados na parte inferior das pernas. O ponto à frente e abaixo da cabeça da fíbula é chamado GB 34 ponto de acupressão. Este ponto vai dar-lhe o relaxamento quando é pressionado. Você deve manter a pressão sobre este ponto relaxante muscular durante alguns minutos. Mover a pressão até ao ponto de 40 GB, que reside no grande oco na frente dos tornozelos. Pressione o ponto GB 40 por alguns minutos. Depois disso, você deve remover a pressão para GB 41 ponto localizado entre o 4º e 5º ossos metatarsos. Manter esta posição por cerca de 1 - 2 minutos

12. Epsom sal de banho

remédios caseiros para dor ciática

Pedindo para casa remédios para dor ciática, você não deve ignorar banho de sal Epsom. sal Epsom, que está disponível em qualquer loja local da droga é eficaz no relaxamento do sistema nervoso e eliminar as toxinas fora de seu corpo. A fim de usar o sal Epsom para tratar a dor ciática, você só precisa adicionar 2 xícaras de sal Epsom em uma banheira com água quente. Os pacientes com dor ciática são recomendados imersão no banho de sal de Epsom por cerca de 15 - 20 minutos. temperatura de calor deste banho vai ajudar a aumentar a circulação sanguínea e aliviar a inflamação.

13. sono

O sono é uma coisa importante para o processo de recuperação. Para pacientes com dor ciática, eles precisam de boa qualidade de sono extra, a fim de restabelecer o equilíbrio do seu corpo. O sono vai ajudar a relaxar o músculo, reconstruir seu nervo, equilibrar a temperatura e se certificar de que suas partes do corpo desempenhar suas funções de ideais. Recomenda-se dormir em um quarto escuro, sem luz artificial, a fim de fornecer seu corpo o mais puro relaxar.

Além disso, diz-se que deitado sobre uma superfície firme pode aliviar a dor. Os pacientes com dor ciática deve colocar um travesseiro sob os joelhos. Além disso, você também pode dormir em um lado e colocar um travesseiro entre os joelhos. Você deve tentar ambas as posições e encontrar qual é o mais adequado para você.

Leia também: 27 Natural Home remédios para apnéia do sono em bebês & adultos

14. Hidratação

remédios caseiros para dor ciática

Quando você sofre de dor ciática, você deve beber água suficiente para lubrificar e hidratar o corpo. A água é a grande escolha se você quiser reduzir a inflamação e nutrir os nervos. No entanto, o chá feito a partir dessas ervas como a flor de tília, topos de leite de aveia, erva-cidreira, e raiz de alcaçuz e assim por diante também irá nutrir seu corpo e ajudá-lo a encontrar o alívio significativo da dor ciática. Recomenda-se beber bastante 8 copos de água por dia.

15. respiração

Diz-se que a respiração profunda pode ajudá-lo a trazer oxigênio para todas as células do seu corpo. respiração abdominal profunda é considerado como uma ferramenta poderosa e simples irá ajudá-lo a aliviar a dor ciática.

16. Dogwood jamaicano

remédios caseiros para dor ciática

dogwood jamaicano, que vem da casca da árvore de dogwood é poderosa substância curativa para a dor do nervo. A fim de tratar a dor ciática, você pode tomar suplemento dogwood jamaicano ou aplicar tintura dogwood jamaicano em suas áreas afetadas. Antes de tomar seu suplemento, você deve consultar um médico antes e perguntar-lhes sobre possíveis efeitos colaterais indesejados. mulheres grávidas ou mães lactantes devem evitar o uso de dogwood jamaicano para tratar a dor ciática.

17. Alho

Como açafrão, alho contém Properties- anti-inflamatória, portanto, deve ser considerado como um dos remédios eficazes casa para dor ciática. Você pode tomar alho suplemento ou incluir alho em seus pratos dietéticos. É recomendado mascar quatro dentes matérias, todas as manhãs, a fim de obter alívio significativo da dor. Além disso, o alho também ajuda a impulsionar seus immunes System, portanto, seu corpo será capaz de lutar contra os radicais livres que causam dor ciática e outras doenças de saúde.

18. Uvas

As uvas são os citrinos comum que pode ser usado para vários propósitos de saúde. Porque as uvas têm propriedades anti-inflamatórias, pode ser considerado como um dos remédios eficazes casa para dor ciática. É recomendado consumir frutas anti-inflamatórias como as uvas para reduzir a inflamação. Como resultado, uvas e outras frutas anti-inflamatórios podem ajudar a aliviar o inchaço ea sensação de queimadura, bem como a tensão muscular.

19. Lemon

Lemon é um ingrediente disponível em todas as cozinhas. Mais importante ainda, limão é surpreendentemente eficaz no tratamento do problema de ciática. A possível razão pode ser que o limão tem a grande fonte de vitamina C, uma vitamina anti-inflamatório, o que pode aliviar a dor, inchaço e dor. Você deve aumentar a ingestão de vitamina C por consumir o suco de limão com base regular. A vitamina C pode funcionar bem para a inflamação, bem como dor ciática desaparece. Sugere-se que você deve misturar água, suco de limão e mel suficiente e beber todas as manhãs, como o seu estômago está vazio, a fim de melhorar a sua eficácia.

20. Tome garra do diabo

A garra do diabo, um suplemento de ervas, pode ajudar os pacientes com dor ciática encontrar o alívio. Esta erva pode trabalhar drogas como anti-inflamatórios, tais como ibuprofeno. Recomendamos tomar uma dose de cerca de 1.500 mg por dia. Nenhuns efeitos secundários são mostrados na maioria dos casos. No entanto, as pessoas que estão a tomar medicamentos para afinar o sangue, como a warfarina deve evitar este tratamento porque usar a garra do diabo em conjunto com medicamentos para afinar o sangue pode causar problemas. Portanto, ainda é necessário para conversar com seu médico antes de fazer sua escolha.

Dieta 21. Para ciática

Para pacientes com dor ciática, é importante ter uma dieta saudável e bem equilibrada que inclui hidratos de carbono complexos, legumes frescos, cereais integrais e proteínas animais orgânicos. Recomenda-se comer comidas saudáveis que são ricos em potássio, como laranjas, batatas, bananas, spirulina, laranjas e chlorella. Além disso, um paciente com dor ciática também deve comer mais peixes de água salgada como o salmão, linguado, e sardinhas. Você deve evitar fumar e beber álcool porque pode piorar sua condição. O açúcar deve ser eliminado em sua dieta. alimentos gordurosos, picantes ou fritos também devem ser evitados.

22. Luz infravermelha

remédios caseiros para dor ciática

esteiras de infravermelhos irá ajudá-lo a aliviar qualquer tipo de dor nas costas. Todas as coisas que você precisa fazer é ligar os tapetes de infravermelhos para um recurso elétrica e deitado em seu tapete. A luz infravermelha será eficaz no tratamento da dor do nervo e fazer você relaxar.

23. Noz-moscada em pó

Misture o pó de noz-moscada torrado com uma colher de sopa de óleo de gengibre. Aguarde alguns minutos até que a mistura esfriar. Depois disso, você pode aplicá-lo em suas áreas afetadas da pele. Deixe por 20 minutos e depois enxaguar com água morna. Diz-se que, se você deseja obter resultado mais satisfatório, você deve repetir este tratamento várias vezes por semana por algumas semanas.

24. óleo de mostarda

Tomando sobre remédios caseiros para a dor ciática, eu gostaria de mencionar tratamento de óleo de mostarda. Você deve misturar 3 colheres de sopa de óleo de mostarda, carom sementes com três dentes de alho esmagado. Aqueça esta mistura por alguns minutos e, em seguida, permitir que ele esfriar. Use a ponta dos dedos para massagear as áreas afetadas com esta mistura delicadamente. Repita este processo até encontrar o alívio significativo.

25. baga de sabugueiro

remédios caseiros para dor ciática

Todas as partes do sabugueiro, tais como folhas, frutos ou flores pode ser utilizado para muitos usos. Graças às suas propriedades relaxantes musculares, sabugueiro pode ajudar a reduzir a pressão sobre as extremidades dos nervos afetados. Se você quiser obter um melhor resultado, você deve beber um copo de suco de sabugueiro duas vezes por dia.

26. Preto Snakeroot

Você deve adicionar ½ colher de sopa de snakeroots preto secas em uma xícara de água fervente. Cobri-lo e deixá-lo íngreme por cerca de 15 minutos. Recomenda-se beber 2 colheres de sopa de esta solução três vezes ao dia.

27. Aipo

A cumarina, um composto presente no aipo, contém propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes que são eficazes no tratamento da dor ciática. Todas as coisas que você precisa fazer está adicionando folhas de aipo e caules em um copo de água fervente. Continue a ferver até que a água fica verde. Para se livrar da dor ciática, você deve beber 3 xícaras de chá de aipo todos os dias.

28. Dong Quai

remédios caseiros para dor ciática

Como um dos remédios eficazes casa para dor ciática, beber uma mistura de dong quai e água vai curar a dor de uma forma natural.

Suco 29. Potato

Em primeiro lugar, você deve raspar uma batata e depois extrair seu suco. Fazer suco de batata com suco de cenoura suficiente. Beber esta solução duas vezes por dia vai ajudar você a reduzir a irritação e aliviar a dor em seu pé e perna.

30. camomila

Graças a propriedades anti-inflamatórias, você deve massagear sua área afetada com óleo de camomila. Para um melhor resultado, você deve repetir este tratamento várias vezes por semana por algumas semanas.

óleo 31. Wintergreen

Além de óleo de camomila, massageando suas áreas afetadas suavemente com óleo de gaultéria também é eficaz no tratamento da dor ciática. Você pode encontrar óleo de wintergreen disponível em lojas de ervas.

32. Horseradish

remédios caseiros para dor ciática

Rábano é também um dos remédios eficazes casa para dor ciática. Você só precisa picar algum rábano até que se torne um passado bem. Aquecê-lo um pouco e, em seguida, massagear as áreas afetadas com esta pasta. Use um pano limpo sobre a área tratada e depois esperar por 2 horas.

Outra maneira sobre como tratar a dor ciática com rábano é extrair o suco de rábano ralado. Torná-lo quente e adicione o mel suficiente para isso. Recomenda-se beber este suco três vezes por dia para obter um alívio significativo.

Estes são 32 remédios caseiros para a dor ciática que eu quero compartilhar com você. Se você tiver quaisquer perguntas a fazer, por favor, levante a sua voz, eu vou responder a todas suas perguntas o mais rápido possível.

Artigos relacionados